1 2

Ajude a preservar a fauna e a flora do CampestreNão alimente os animais silvestres

O comportamento dócil dos animais silvestres no Clube tem estimulado a prática inadequada de alimentação desses por parte de sócios e funcionários. Por isso, no final do mês de setembro, o Clube recebeu a visita do Analista Ambiental Daniel Vilela, do Centro de Triagem de Animais Silvestres/Ditec – Ibama/MG, para orientações quanto ao manejo correto dos animais.

Além de desmotivá-los a buscarem os próprios alimentos, dar comida aos bichos que vivem na natureza prejudica a saúde dos animais. Eles ficam desacostumados a exercer suas habilidades para conseguir se alimentar, já que comer o que as pessoas oferecem não exige esforço. A comida inadequada também pode provocar o desbalanceamento do metabolismo do animal e, ainda, o desequilíbrio ambiental.

Segundo Daniel, mesmo quando o alimento é adequado, oferecer comida pode provocar excesso populacional. “Esses animais também utilizam uma área grande, normalmente na floresta, para buscar os alimentos. Então, se eles vão andar e se movimentar menos, vão colaborar menos com a recuperação das florestas, já que são dispersores de sementes e contribuem para a recuperação, refloração e biodiversidade das matas. O serviço ambiental que é prestado pelos animais fica menos eficiente com essa alimentação”.

Colabore. Não alimente os animais e divulgue esta informação.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *