1

Ajude a preservar o Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) é uma data que foi instituída em 1974 para sensibilizar a sociedade sobre a necessidade de preservação da natureza. Este ano, com o tema #AcabeComAPoluiçãoPlástica, a data soma esforços à campanha #MaresLimpos da ONU Meio Ambiente para combater o lixo marinho e mobilizar todos os setores da sociedade global no enfrentamento deste problema.

Segundo estimativas, se a situação não for revertida, até 2050 haverá mais plástico do que peixes nos oceanos. Apesar da nossa distância do mar, estamos inseridos no mesmo contexto e preservar é da nossa natureza. Integramos a Área de Proteção Ambiental (APA) Sul, que situa as Unidades de Conservação (UCs) da Serra do Rola Moça, Mutuca e Fechos, entre outras.

Por isso, assumimos a nossa grande parcela de responsabilidade no sentido de apoiar e divulgar iniciativas como esta. Além disso, investimos constantemente em alternativas que possam reverter o impacto das nossas atividades e gerar sustentabilidade para todo o ecossistema.

Entre os nossos esforços de conscientização está a Coleta Seletiva do lixo produzido em nossas instalações. Por meio de um acordo com a Associação de Catadores de Papel de Nova Lima, toda a coleta é revertida em benefícios dos empregados carentes da associação. Além disso, há mais de 10 anos nós coletamos e destinamos 100% do óleo que utilizamos em total concordância com as normas de vigilância sanitária. 

Saiba como colaborar

Você também pode colaborar com este processo. A seguir, veja algumas dicas de como reduzir o impacto na produção de plástico:

  • Sempre que for fazer compras, leve a sua própria sacola reutilizável:
  • Para se hidratar ao praticar atividades físicas no dia a dia, utilize sempre a sua própria garrafa de água;
  • Para as refeições no trabalho, armazene sempre a sua alimentação em marmitas reutilizáveis;
  • Evite sempre copos, talheres e canudos descartáveis. Se não puder evitar, garanta destinação correta;
  • Recuse embalagens desnecessárias e utilize potes de vidro para armazenar comida;
  • Compartilhe estas informações com os seus amigos e familiares.

Com pequenas atitudes como estas, você dá uma grande contribuição para promover a sustentabilidade.

Nossa responsabilidade

As atividades exercidas pelo Clube dentro dos seus limites estão legalmente condicionadas à manutenção e preservação das condições naturais de vida. Segundo a lei 9.985/2000, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (Snuc), estas atividades estão “sujeitas a normas e restrições específicas, com o propósito de minimizar os impactos negativos sobre a unidade”.

Sendo assim, é nosso dever informar e incentivar a nossa comunidade a dar a sua contribuição no sentido preservar os recursos naturais e as condições originais de vida da fauna e da flora local. Oferecemos instrução e investimos continuamente em nossa estrutura para reduzir ao máximo os impactos da nossa presença e contamos com a colaboração de todos para avançar sempre neste sentido.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *